Wednesday, August 13, 2014

Morte do Eduardo Campos

A morte do candidato a presidência Eduardo Campos, além de obviamente muito triste para sua família e amigos, afeta demais o cenário eleitoral para essa eleição.  São milhões de votos que terão de migrar para outro candidato, ou para Branco/Nulo.

Com relação as pesquisas eleitorais, pode ser que vejamos um aumento das respostas “Não sei/Não Respondeu”. Talvez leve algum tempo para as pessoas saberem em quem vão votar. Ainda mais porque pode levar até 10 dias para que o PSB e a sua coligação decidam se alguém irá substituir o Eduardo Campos nesse pleito, e quem será o candidato nomeado. Tudo indica que será a Marina Silva. Nas pesquisas divulgadas no início do ano, ela já tinha um nome forte. Se realmente entrar na disputa, talvez ganhe até mais força.

Do ponto de vista de previsão do resultado da eleição, claramente os modelos e as previsões serão afetadas. Nos próximos dias farei um post descrevendo como vou modelar a migração de votos do Eduardo Campos para a Marina Silva, se esse cenário realmente se concretizar.

Finalmente, do ponto de vista pessoal, a morte do Eduardo Campos é realmente muito triste para a política nacional. Numa realidade onde temos muitos nomes de candidatos, porém pouquissímas opções de mudança, acabamos de perder a mais viável delas.


É um dia negro para a democracia Brasileira.

No comments:

Post a Comment