Wednesday, August 20, 2014

Prevendo o "Efeito Marina"

Já é certo que a Marina Silva concorrerá a presidência no lugar de Eduardo Campos. Com essa mudança inesperada, faltando apenas 6 semanas para a eleição, prever o resultado se torna ainda mais complicado.
A grande dificuldade é a falta de informação. Além  de agora existirem 3 candidatos fortes com grandes chances de chegarem ao segundo turno, existe apenas uma pesquisa divulgada com o cenário eleitoral correto, incluindo todos os candidatos que disputarão as eleições.

No início do ano foram divulgadas 11 pesquisas que incluem 2 cenários distintos com apenas 3 candidatos:

                CENÁRIO 1:  DILMA, AÉCIO E EDUARDO CAMPOS
                CENÁRIO 2: DILMA, AÉCIO E MARINA SILVA.

Vou utilizar essas pesquisas para criar um fator de ajuste, que prevê qual teria sido a intenção de voto nas pesquisas divulgadas antes do dia 12/08/2014 se o candidato do PSB tivesse sido a Marina Silva, ao invês do Eduardo Campos.  Depois utilizarei essas pesquisas ajustadas como se fossem “originais”, para fazer previões no PollingData.com.br.

Algumas ressalvas importantes: O modelo de imputação não leva em conta qualquer tipo de efeito que possa ocorrer por causa do falecimento do candidato Eduardo Campos. Ou seja, é esperado uma mudança de nível na intenção de voto de Marina Silva, se compararmos as pesquisas antes e depois da oficialização de sua candidatura. Essas imputações também não levam em consideração qualquer efeito causado pela escolha do candidato a vice-presidente.

Não vou entrar em muitos detalhes aqui, mas em linhas gerais, criei o ajuste da seguinte forma:

1-Utilizando as 11 pesquisas que possuem os 2 cenários de interesse, criei um modelo de imputação bayesiano multi-variado, que prevê os resultados do Cenário 2 (com Marina) em função dos resultados do cenário 1 (com Eduardo Campos).

2- Utilizo o modelo de previsão em 1) para criar os fatores de ajuste para todas as pesquisas de intenção de voto estimulado no cenário com todos os candidatos (com Eduardo Campos e sem Marina).

3- Após fazer as previões de como seria a intenção de voto estimulado com todos os candidatos (com Marina e sem Eduardo Campos), aplico uma nova correção, para ajustar o percentual de votos que foram dados aos 3 primeiros candidatos. Isso tem que ser feito porque estou usando um cenário com somente 3 candidatos para prever um cenário com todos os candidatos.

Os resultados dessa imputação podem ser vistos no PollingData.com.br, na aba Presidente 2014 -> Turno 1 – com todos os candidatos (com Marina).





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