Wednesday, September 24, 2014

Estatística Bayesiana

Um reporter da Veja procurou o Polling Data para entender qual metodologia é aplicada e fazer algumas previsões. Em um dos muitos emails trocados, o reporter fez a seguinte pergunta (notem os risos no final da pergunta):

Consegue resumir bem resumido o que seria a teoria bayesiana?rsrs

Segue a minha resposta abaixo. Tenho a sensação que fracassei. Não consegui nem “resumir bem resumido”, e nem fazer jus a Estatística Bayesiana L. Prometo fazer melhor da próxima vez. Sugestões são muito bem vindas.

Resposta ao reporter:

“Estatística Bayesiana é uma forma de combinar duas fontes de informação: os dados de uma pesquisa e o conhecimento do pesquisador. É subjetiva porque diferentes pesquisadores podem chegar a conclusões diferentes ao analizar os mesmos dados. A primeira vista essa característica parece ser ruim, pois implica que os dados não serão analisados de forma imparcial. Porém essa subjetividade é a maior força da Estatística Bayesiana, pois apesar de ser uma ciência exata, ela é otimizada pelo experiência (know-how) do pesquisador.”

Depois enviei esse adendo pra não parecer que ao utilizar Bayesiana, o pesquisador faz o que quiser:


“Novas pesquisas/dados atualizam o conhecimento do pesquisador. A atualização desse conhecimento é feita de forma sistemática, e depende da confiança do pesquisador nos novos dados.

2 comments:

  1. Você compartilhou um bom artigo. Seu serviço é muito interessante e útil. Gostei. melhor casa de apostas portugal

    ReplyDelete
  2. A filtragem de spam bayesiana se tornou uma forma popular de distinguir entre emails legítimos e emails de spam ilegítimos, por meio de um processo que usa métodos estatísticos bayesianos. Visite zemoleza.com.br para obter mais informações.

    ReplyDelete