Wednesday, June 22, 2016

Referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Européia

Com todas as notícias relacionadas ao Impeachment, a crise  e a corrupção no Brasil sendo divulgadas constantemente na mídia, sobra pouco espaço para dar o devido destaque ao referendo popular que será votado amanhã no Reino Unido (RU). Para quem não sabe, nesse referendo os britânicos irão decidir se o RU permanece na União Européia (UE) ou não. O impacto de uma decisão de deixar a UE pode ser enorme, desde colocar em xeque a existência da UE à causar a saída da Escócia do RU.

Muitas pesquisas têm sido feitas para prever qual será o resultado da votação (link), porém por causa dos erros cometidos pelos institutos de pesquisa ao prever os resultados das eleições gerais no RU em 2015 (veja aqui), existe muita desconfiança sobre a confiabilidade das pesquisas. A maioria das pesquisas publicadas recentemente indica um empate técnico entre “Permanecer” e “Sair” da UE, com um percentual médio de 10% de indecisos. Ou seja, os indecisos podem facilmente decidir o referendo.

Uma outra incógnita muito importante é saber quem irá votar no referendo. Como não é uma eleição tradicional, é muito difícil avaliar quantas pessoas de fato comparecerão as urnas para votar. A chance de comparecer as urnas pode estar relacionada a permanência ou saída da UE, tornando a dificuldade de prever o resultado ainda maior.

Mesmo confiando no resultado das pesquisas, existe uma outra complicação importante.  No RU têm sido utilizadas duas metodologias principais para se fazer as pesquisas sobre o referendo: online e telefônica. E os resultados das duas metodologias têm sido consistentemente diferentes, sendo as pesquisas online mais favoráveis a saída da UE e as telefônicas mais favoráveis a permanência na UE.

De acordo com esse site, a diferença entre as metodologias ocorre porque na pesquisa telefônica, o entrevistador não dá a opção ao respondente de escolher “Não Sabe” ou “Não têm opinião”, forçando o mesmo a escolher um dos lados. Já nas pesquisas online, que são auto-preenchidas, o respondente pode escolher essas opções neutras, sem se posicionar a favor ou contra. O consenso têm sido de que ao forçar o respondente a escolher um dos lados, existe uma tendência maior dele escolher a opção mais familiar, ou o status quo, nesse caso de permanência na UE.

O site PollingData têm acompanhado as pesquisas do referendo do RU, porém não de forma pública. Nesse post vamos mostrar as previsões atualizadas do site utilizando dois modelos diferentes, descritos abaixo:

1-      Tradicional (sem memória) - Esse é o modelo que o site já vem utilizando á alguns anos. O principal problema com esse modelo têm side que ele supõem que a intenção de voto se manterá constante após a última pesquisa. Ou seja, assume que o cenário eleitoral se manterá constante. Denominamos esse modelo de sem memória porque não importa se um candidato estava na ascendente/descendente, a previsão do modelo irá ignorar essas tendências e supor que o cenário de hoje se repetirá amanha.
2-      Novo (com memória) – Esse é um novo modelo em ainda em desenvolvimento, e essa será a primeira vez que iremos utilizá-lo em uma situação real. Esse modelo assume que as tendências de subida/queda dos candidatos se manterão após a última pesquisa divulgada. A motivação para desenvolver esse modelo ocorreu em 2014, quando em muitas eleições ficou evidente que as estimativas seriam mais precisas se as tendências de cescimento/queda  que ocorreram as vésperas das eleições fossem levadas em conta na hora de fazer as previsões. Por isso esse modelo foi denominado de com memória.

No Brasil usualmente não existem informações claras sobre as metodologias de pesquisa utilizadas, assim o tipo de metodologia não têm sido utilizada nos modelos descritos acima. No caso das pesquisas sobre o referendo popular, a informação sobre a metodologia utilizada existe, assim adaptamos os modelos do PollingData para levarem em conta essa informação que claramente é bastante informativa.

Ao acrescentar essa informação, os modelos estimam o viés causado por cada tipo de metodologia, e implicitamente assumem que a intenção de voto está na realidade entre as estimativas obtidas pelas diferentes metodologias (ou seja, supomos que em média o viés é zero, caso contrário o modelo não é identificável). Se futuramente ficar comprovado que as pesquisas online tinham um viés e as telefônicas não eram enviesadas, por exemplo, o modelo fatalmente errará a previsão, pois ele considera que as duas metodologias trazem informações importantes sobre o cenário eleitoral.

Abaixo apresentamos um gráfico para cada modelo. Como a diferença entre os dois modelos é sutil, porém bastante importante, destacamos em preto a diferença nas previsões do resultado das eleições.




Utilizando o modelo tradicional as estimativas para o dia da eleição estão empatadas em 46%, com probabilidade de vitória de 50% para cada. Porém utilizando o modelo novo, com memória, ele capta o aumento recente da opção por “Continuar” onde as estimativas são de 49% de “Continuar” e 45% de “Sair”, com probabilidade de vitória de 73% para “Continuar”. A diferença entre os dois modelos é bem grande. O mercado de pesquisas está obtendo estimativas mais parecidas com o modelo sem memória, porém eu acho que o modelo com memória está captando a mudança da intenção de voto que está ocorrendo de última hora. Baseado nas estimativas dos modelos, minha previsão é de que o resultado do referendo será de continuar na UE, mas de fato esse e´ um teste bastante duro para o novo modelo....

Como curiosidade, segue abaixo a tabela com o viés estimado por tipo de metodologia.


Update 23/6/2016 9am:

Hoje foram divulgadas 4 novas pesquisas que foram encerradas ontem. Re-estimando os modelos incluindo essas pesquisas, obtemos os seguintes resultados. Pelo "modelo SEM memória", percentual de votos previsto é de 46% para continuar e 45% para sair, com probabilidade de vitória de 57% para continuar. Já para o "modelo COM memória", percentual de votos previstos é de 47% para continuar e 45% para sair, com probabilidade de vitória de 66% para continuar.

O motivo pelo qual os resultados dos modelos estão mais similares após essa atualização é porque existe apenas um dia entre a última pesquisa divulgada e o dia da eleição, e pelas suposições do modelo a opinião pública não pode se alterar tanto em apenas um dia. Além disso, a precisão da estimativa do dia 22 (ontem) é bem alta, porque foram observadas quatro pesquisas.



Update 23/6/2016 11am:

Por enquanto foram divulgadas 7 novas pesquisas que foram encerradas ontem. Re-estimando os modelos incluindo essas pesquisas, obtemos os seguintes resultados. Pelo "modelo SEM memória", percentual de votos previsto é de 46% para continuar e 46% para sair, com probabilidade de vitória de 51% para continuar. Já para o "modelo COM memória", percentual de votos previstos é de 46% para continuar e 45% para sair, com probabilidade de vitória de 56% para continuar.



No comments:

Post a Comment