Meu
primeiro post em 2016 será sobre as duas coisas mais importantes pra mim:
minhas duas filhas de 3 anos. Elas estudam numa escola Waldorf, ou seja, uma escola que utiliza a pedagogia
Waldorf. Pra quem não conhece, segue abaixo o parágrafo inicial do Wikipedia:
“A Pedagogia Waldorf é
uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo alemão
Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A pedagogia procura integrar de
maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico
dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente
competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande
autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança.”
Como quase tudo na vida, alguns
aspectos dessas escolas são muito interessantes, e outro nem tanto. Enquanto
minhas filhas estão no Jardim, não tenho dúvidas de que mantê-las nesse tipo de
escola seja a melhor opção. Porém em alguns anos elas já iniciarão o ensino
fundamental. E para essa nova etapa, tenho diversas dúvidas sobre mantê-las em
uma escola Waldorf.
Não vou comparar aqui os
diferentes temas das pedagogias das escolas ‘tradicionais’ versus as Waldorf.
Nem tenho qualificação para isso e esse é um blog sobre estatística. Um
professor da USP escreveu um artigo sobre isso que pode ajudar aos mais interessados
no tema (link). Meu interesse é bem mais pontual.
De todas as conversas que já tive com pais/professores de alunos de escolas Waldorf,
sinto que a ênfase dada para a realização de provas é bem baixa (na grade escolar).
Elas são evitadas até o ensino médio. E mesmo nesse caso, me parece que são
realizadas com uma frequência bem menor do que em escolas tradicionais.
Até ai, tudo bem. Não acho que a educação de uma criança deva
ser voltada especificamente para fazer provas, ou que essa é a única forma de
avaliar a qualidade do aprendizado. Porém no Brasil, para ingressar na
faculdade é necessário passar por provas muito longas, que demandam demais do
aluno e que têm uma pressão "competitiva" muito alta (Vestibular e/ou ENEM). Provas
desse tipo são difíceis até para quem têm bastante experiência com provas. E não
há nenhum indício de que isso vai mudar num futuro próximo.
Ou seja, se um aluno no Brasil
quer ir pra faculdade, terá que saber fazer essas provas. Uma das minhas preocupações com relação as escolas Waldorf é justamente essa. Acho que os alunos não estão
tão bem preparados para essa etapa. E mais especificamente, o ensino da
Matemática me parece ser bastante lúdico, um aprendizado bem distante daquilo
que será cobrado no ENEM/Vestibular.
Com isso em mente, resolvi
analisar os microdados do ENEM de 2014, disponibilizados pelo INEP aqui.
Meu objetivo foi comparar as notas médias dos alunos de escolas tradicionais com
os de escolas Waldorf. A primeira etapa foi identificar as escolas Waldorf na
base do ENEM. Apenas procurando por escolas com o a palavra Waldorf no nome,
encontrei um total de 104 alunos nas escolas listadas na tabela abaixo.
São poucos alunos, mas de fato
existem bem poucas escolas Waldorf com ensino médio no Brasil. As escolas
listadas estão com certeza entre as principais do Brasil, porém uma possibilidade
de aumentar essa base seria incluir escolas Waldorf que não têm Waldorf no nome
e que tenham ensino médio. Não sei se existem escolas assim, mas se alguém
tiver interesse em melhorar a análise abaixo, segue o link
com a listagem de todas as escolas filiadas a Federação das Escolas Waldorf.
A segunda etapa foi filtrar os
alunos na base do ENEM de forma a tentar fazer uma comparação justa entre os
alunos. Os seguintes filtros foram aplicados na base do ENEM 2014:
1- Escolas
do estado de São Paulo, pois quase todos os alunos de escolas Waldorf na base
do ENEM são de SP.
2- Escolas
particulares, pois as escolas Waldorf são particulares.
3- Alunos
concluindo o ensino médio em 2014, pois me parece razoável considerar apenas
alunos que estão fazendo o ENEM no último ano do ensino médio.
O Inep publica as notas das
quatro provas do ENEM separadamente. O resultado da comparação simples das
médias segue na tabela abaixo. Como esperado, em todas as provas a nota média dos alunos de
escolas Waldorf é um pouco mais baixa (~1%), com exceção de Matemática, onde a
diferença é maior, chegando a 8%.
Várias ressalvas devem ser feitas
a essa análise. Em primeiro lugar, a análise feita é bastante simples, e devem
haver vários outros fatores que afetam as notas além da pedagogia que deveriam
ser considerados numa análise mais aprofundada (por exemplo utilizando Propensity
Scoring). Em segundo lugar, essa diferença observada pode ser causada por um viés
de seleção, pois na minha experiência a maioria dos pais que colocam seus
filhos em escolas Waldorf são formados em Humanas/Biológicas, e seja por
afinidade, seja por DNA, podem influenciar o interesse/aptidão dos filhos por
matemática.
Mas fica aqui o que eu aprendi
com essa análise: hoje em dia, existe tanta informação disponível na internet
sobre as escolas que os pais podem fazer
uma avaliação objetiva sobre o impacto da escola na vida do seu filho – podem fazer uma decisão informada! Por outro lado, não podemos esperar que as escolas façam
tudo por nós. Nós,
os pais, somos responsáveis por prepará-los para a vida. Se prefiro matricular meu filho em um escola que vai prepará-lo
melhor para o ENEM, em casa tenho que trabalhar mais o seu lado social,
criativo, artístico, esportivo, etc. Se quero um escola mais focada no lado
pessoal/artístico, então tenho que ajudar a prepará-lo melhor para o ENEM. Sinto que nessa
discussão sobre escolas Tradicionais vs Waldorf, os pais/professores querem
qualificar um método como melhor que o outro. Temos que ser um pouco mais flexíveis,
e perceber que para a grande maioria das questões, o mundo é cinza, não branco e
preto!
Gostei do artigo Neale. Abraços
ReplyDeletebom dia !
ReplyDeleteGostei muito do seu artigo. Minha filha tem 4 anos e cheguei a ver escolas da Waldorf para ela, mas desisti por diversos motivos, entre eles, porque percebi que a partir do momento que a colocasse numa escola com essa metodologia, teria que seguir com ela ate o final, caso contrario ela teria muitas dificuldades para acompanhar outro método, mesmo mudando-a ainda no fundamental. minha filha hoje, esta na etapa 1 de uma escola montessoriana, ja escreve algumas palavras, desenhando as letras, ja usa lapis grafite e lapis de cor , coisas que na Waldorf , ela usaria a partir de segundo ano do fundamental, bem como esse processo de alfabetização, que na Waldorf também começa no segundo ano do fundamental, por volta dos 7 , 8 anos. Como, devido o trabalho do meu marido a gente muda de cidade com certa frequência, eu correria o risco de mudar para um local onde não ha escolas dessa metodologia prejudicar de certa forma a minha filha, então optei por não colocar.
Great
ReplyDeleteComo educadora Waldorf da primeira infância, meus pais frequentemente me pedem conselhos sobre quando começar aulas formais de música com seus filhos. Eu fiz muitas pesquisas sobre essa questão e também observei o desenvolvimento musical de meus próprios filhos, que estudaram música por vários anos, e chegaram às minhas próprias conclusões. Acho que este site https://comprartcc.com.br é muito bom para escrever ensaios. Você pode visitar este site.
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