Thursday, September 3, 2015

Oportunidades perdidas

No começo do ano, devido a crise e ao final do ciclo eleitoral, eu tive bastante tempo pra pensar sobre novos projetos, sobre o que fazer com o PollingData em anos sem eleições, etc...

Na mesma época houveram várias discussões sobre o orçamento federal, sobre o tamanho da dívida interna, e assuntos relacionados. Ai tive uma idéia: vou fazer um gráfico, interativo, que permite aos usuários do site entenderem como o nosso dinheiro é gasto pelo governo.

Investi algum tempo nisso. Encontrei o tipo de gráfico ideal, que permite que a hierarquia desses gastos seja explorada, que pode ser customizado para ter uma aparência agradável, e de fácil uso: Zoomable TreeMap. Veja um exemplo aqui.

Encontrei uma biblioteca do R que me permitia fazer esse gráfico (GoogleVis), encontrei os dados de gastos públicos e entendi como estavam estruturados. Encontrei um biblioteca em javascript que formata os gastos corretamente (accounting.js). Só tive um problema para publicar os resultados no site: não consegui trabalhar com as legendas de cada célula do gráfico da forma que eu queria. Nesse gráfico, podemos fazer aparecer mais de um nível da hierárquia ao mesmo tempo, porém eu queria mostrar as legendas somente do primeiro nível, e não do segundo nível.

Nesse impasse, passou-se algum tempo, a quantidade de trabalho aumentou, e eu não consegui mais retomar esse projeto. Na semana passada, assistindo ao programa “Navegador” da GloboNews, descobri que a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da FGV havia feito exatamente esse mesmo gráfico, com os labels corretos. Ficou bem legal o que eles fizeram. Segue o link.


Não sei a quanto tempo esse site está no ar, talvez estivesse desde antes da minha idéia. Mas quando você descobre que alguém teve a mesma idéia que você, e que além disso, ela já foi executada (e bem!), a sensação que fica é uma mistura de inveja e de satisfação. Inveja, pois dado que eu também tive essa idéia, gostaria de ter terminado o projeto. Mas vou finalizar o post focando na satisfação: mesmo não sendo a minha versão, é uma ótima sensação saber que eu tive uma boa idéia, e que agora ela estará acessível para todos que quiserem explorar esses dados. Afinal de contas, esse era o objetivo do projeto! Visitem o site da FGV, ele é bem bacana!!!

No comments:

Post a Comment