Tuesday, October 13, 2015

Fraude nas eleições presidenciais?

Na lista da ABE circulou alguns emails discutindo a possibilidade de fraudar as eleições com o uso das urnas eletrônicas, e também alguns emails discutindo se seria possível detectar essa fraude usando as pesquisas eleitorais como referência. O artigo citado inicialmente como referência sobre as fraudes foi esse. Segue abaixo minha contribuição para a discussão.

Acho que avaliar a existência de fraude nos resultados das eleições presidenciais apenas com dados secundários é bastante difícil. Teríamos que fazer diversas suposições, essencialmente inferindo que diferenças observadas maiores do que as diferenças esperadas são por causa de fraude – e esse é um terreno bem perigoso!

Mas se, apesar dessa ressalva, o meu objetivo fosse avaliar a existência ou não de fraude, eu usaria algum modelo baseado nas pesquisas eleitorais, como o do PollingData, porém também utilizaria outras fontes de informação existentes, como:

1- Votações históricas no nível da zona/seção eleitoral. Essas informações podem ser usadas tanto pra modelar/prever o resultado da eleição em cada unidade geográfica, permitindo avaliar se a votação observada em cada seção está coerente com o esperado. Combinando essas informações com os dados da malha de setores censitários, por exemplo, podemos ter uma modelo bastante interessante para prever o voto que leva em consideração também a renda dos eleitores.

2- Algum model estrutural, como o modelo de aprovação do PollingData. Com esse modelo (que foi estimado utilizando mais de 150 eleições de mais de 20 países), é possível estimar a probabilidade de vitória de um candidato dado a aprovação do atual governante e o tipo do  candidato do governo para a próxima eleição (re-eleição ou sucessão).

3- Também podemos usar a informação de votação em outros cargos políticos por zona/seção eleitoral.  Nesse nível geográfico, deve haver uma correlação alta entre votos pra presidente e outros cargos, que também pode ser bastante informativa para avaliar a existência de fraude na eleição presidencial. Talvez essa seja a informação mais importante se a fraude ocorrer apenas para o cargo para presidente, que parece ser o cenário mais plausível.

4- Além dos modelos espaço e/ou temporais mencionados acima, podemos usar algum modelo do tipo usado pelo Mignon em nesse artigo. As suposições são mais fortes, mas pode ser útil. Talvez esse modelo possa ser generalizado, escolhendo mais de uma zona eleitoral, de forma a representar todos os estados e/ou municípios.

Se todas essas fontes de informação apontarem na mesma direção, seria um forte indício de algo fraudulento. Porém se apenas algumas delas acusarem algo errado, seria difícil fazer um caso a favor de fraude, mesmo que ela existisse.


No comments:

Post a Comment