Tuesday, September 9, 2014

Agora também temos pesquisas para governador!!!

Agora que o Polling Data está no ar há mais de uma semana, estamos tentando melhorar o site, e incluir mais pesquisas.  Até o final da semana já contaremos com estimativas para mais três eleições: Governador do RJ, de MG e de SP.

Decidimos adicionar inicialmente esses três estados pois são os 3 mais populosos do pais, representando mais de 40% da população.  Mas o estado que merece mais atenção é o RJ, apesar de ser o menor dos 3. A corrida para governador do RJ está muito acirrada, com 4 candidatos com chances reais de irem para o Segundo turno. Vale a pena acompanhar….

Num futuro próximo, quem sabe até na semana que vem, iremos incluir as pesquisas da eleição presidencial abertas por Região. Também incluiremos outro tipo de conteúdo nesse mesmo prazo. Mas esse é surpresa…continuem acessando o site pra descobrir qual será o novo conteúdo. 

2 comments:

  1. Parabéns pelo trabalho, mas alguns comentários e sugestões.
    - Começo com uma sugestão: uniformizar cores por partidos. No gráfico de São Paulo, ver Alckmin em vermelho e Padilha em verde é estranho. Facilitaria se usasse sempre o azul para o PSDB e vermelho par ao PT.
    - Farias, candidato a governador do Rio. Demorei para associar o nome à pessoa, Lindbergh Farias. Posso estar enganado, mas ele é mais conhecido como Lindbergh e poucos devem associá-lo a "Farias". Por um instante cheguei a pensar no Romário, mas ele é Faria e não Farias. Algum carioca poderia dizer se por lá Lindbergh é Farias ou é Lindbergh mesmo.
    - O dashboard com a probabilidade dos eventos em relação à eleição presidencial poderia ser incrementado com gráficos que mostrassem como as probabilidades vêm se alterando. Subiu a probabilidade de Marina ser presidente? Caiu? Essa é uma das questões que poderia ser respondida facilmente com um gráfico de linhas.
    - A probabilidade de Dilma ir ao segundo turno é de 100%? Ainda que fosse, não seria interessante mostrar?
    - Poderia haver dashboards similares para as disputas de governadores.
    - Somei as intenções de votos dos candidatos, mais brancos, nulos, etc. Em nenhum caso deu 100%. Qual seria o motivo?

    Citei o pollingdata no meu blog sobre gráficos e similares (dashandot.blogspot.com.br) e tomei a liberdade de usar duas figuras (devidamente citadas). Espero que não se importe, caso contrário as retiro.
    Att
    MLM

    ReplyDelete
  2. Obrigado MLM,

    ótimas sugestões. Vou alterar as cores e os nomes das disputas de Governador assim que possível.

    Meu sócio tem me pedido a mesma coisa que voce pede: guardar o histórico das probabilidades e colocá-las num gráfico. Já estava pensando em fazer, com o seu comentário fico ainda mais propenso a fazê-lo.

    Sim, a probabilidade de Dilma têm sido de 100%, mas concordo que algo fica faltando. Vou incluir, mas preciso pensar na estética do site com 7 “gauge's” ao invês de 6.

    Ainda estamos pensando sobre o dashboard para governardor, mas acho que seria bastante interessante, principalmente para o RJ.

    O motivo que os percentuais no gráfico não somam 100% é porque sempre retiramos a categoria “Não Sabe / Não Respondeu”. Em alguns outros casos, a categoria retirada é “Nenhum/Branco/Nulo/Não Sabe / Não Respondeu” – depende de como estão os dados.

    Agradecemos que tenha citado o PollingData. Por favor, continue ;)

    ReplyDelete