Friday, October 3, 2014

Quem irá para o segundo turno, Marina ou Aécio?

A grande pergunta do primeiro turno a ser realizado nesse domingo é: quem irá para o segundo turno, Marina ou Aécio? O Aécio está claramente numa ascendente, e a Marina numa descendente. Como a última pesquisa presidencial a nível nacional foi públicada no dia 2, é muito difícil saber se 3 dias é tempo suficiente para que o Aécio consiga a virada. Seria necessário ter mais pesquisas publicadas pra avaliar….

Algumas pesquisas privadas que temos acesso indicam que o Aécio está empatado com a Marina. Não empate técnico, realmente empatado. Não dá pra “desempatar” utilizando a tese do Filipe Jaeger Zabala (‘Desempate Técnico’) como citei em um post antigo.

Ou seja, temos uma situação de empate nas pesquisas, porém não é possível haver empate na votação (pra ser mais exato, é quaaaaase impossível). Alguém tem que ganhar. Se atualizarmos o modelo do Polling Data com essas pesquisas privadas, a probabilidade do Aécio ir para o segundo turno aumenta, ficando próxima de 45%. E a da Marina cai em igual magnitude. Só não fica 50% a 50% por causa do tamanho amostral e por serem poucas pesquisas.

Acredito que nunca houve um eleição presidencial tão imprevisível no Brasil. Que sorte para quem está tentando prever o resultado da eleição, né?

No comments:

Post a Comment