Tuesday, October 14, 2014

Wordcloud mais informativo


Num post anterior, mostramos wordclouds gerados com os posts dos candidatos a presidência no Facebook. Esses wordclouds não eram muito informativos, principalmente pela forma como os candidatos têm usado o facebook nessa disputa presidêncial. Para ver esses wordclouds, os quais são atualizados regularmente, basta acessar o menu “Dashboard” do PollingData.

Com o objetivo de apresentar resultados mais informativos, decidimos utilizar a entrevista de sabatina com cada um dos candidatos que aconteceu em Set/14, realizada pela Folha. Os wordclouds são apresentados abaixo. Parece claro que esses resultados são muito mais informativos a respeito da plataforma de governo dos candidatos do que aqueles obtidos atravês dos posts do Facebook.

Acreditamos que os candidatos ainda têm que amadurecer bastante o uso das mídias sociais, pois é evidente a importância delas para um candidato expor suas idéias aos eleitoreis. Por outro lado, talvez os eleitores também tenham que amadurecer, pois não parecem haver muitas discussões interessantes sobre a eleição no Facebook...

                                                                   wordcloud Aécio
                                                                 wordcloud Dilma 

No comments:

Post a Comment