Monday, November 23, 2015

Performance do PollingData na Argentina - Turno 2

PollingData está acompanhando as eleições Argentinas desde agosto desse ano, e nesse último domingo os argentinos foram as urnas pelo segundo turno das eleições presidenciais. O resultado da eleição pode ser visto nesse link (em espanhol). Na tabela abaixo está o comparativo entre a previsão final do PollingData e a contagem dos votos. O Erro Médio Absoluto  (EMA) foi de 1,9%. 


Por esse critério, a previsão do PollingData no segundo turno foi bem melhor do que no primeiro turno (EMA de 2,6%). Essa melhora de performance era esperada. Além de haverem menos candidatos no segundo turno, os eleitores já conhecem os candidatos, o que geralmente resulta na intenção de voto ser menos variável e consequentemente mais previsível.

Como já foi discutido nesse post, as eleições Argentinas de 2015 foram um grande desafio para site por causa do cenário eleitoral instável, da baixa quantidade de pesquisas divulgadas e da falta de informação sobre as pesquisas publicadas. Apesar dessa dificuldades considero que a performance do PollingData foi aceitável. Num futuro próximo divulgaremos um ranking com a performance do PollingData em todas as eleições acompanhadas pelo site. Será interessante verificar o posição das diferentes eleições no ranking.

Nesse ano ainda estamos acompanhando as eleições espanholas, porém a eleição mais importante para o site foi a Argentina. Agora começaremos a nos preparar para as eleições municipais de 2016 no Brasil, e novidades serão apresentadas. Aguardem o PollingDAta versão 2016!

No comments:

Post a Comment