Monday, December 21, 2015

Performance do PollingData na Espanha 2015

PollingData está acompanhando as eleições Argentinas desde setembro desse ano, e nesse último domingo os espanhóis foram as urnas. O resultado da eleição pode ser visto nesse link (em espanhol). Na tabela abaixo está o comparativo entre a previsão final do PollingData e a contagem dos votos. O Erro Médio Absoluto  (EMA) foi de 1,7%. 



Por esse critério, a previsão do PollingData teve performance similar ao segundo turno Argentino, que foi de 1,9%. Como o numero de partidos nessas duas eleições é bem diferente, essa comparação não é muito justa, pois usualmente quanto maior o número de candidatos menor é o EMA. Discutiremos mais sobre esse tema em 2016, num outro post. 

Com a finalização das eleições espanholas, o PollingData encerra suas previsões para 2015. Agora iremos nos preparar para 2016, quando teremos as eleições municipais aqui no Brasil. Essas eleições prometem ser um verdadeiro desafio para o site, visto que são centenas de eleições (com pesquisas sendo divulgadas) acontecendo em paralelo. 

Desejamos a todos boas festas e um feliz 2016!

No comments:

Post a Comment