Friday, September 19, 2014

Acompanhando a mídia social

Acabamos de incluir uma nova fonte de informação no dashboard do PollingData: posts oficiais dos três principais candidatos no facebook. O objetivo é permitir que os usuários do site tenham uma visão mais geral do que ocorre nas eleições. A idéia é que o site disponibilize três tipos de informação:

      1.   Pesquisas Eleitorais: medir quais são as chances de vitória de cada candidato.
      2.  “Curtidas” no facebook: medir quanto os eleitores gostam do que os candidatos dizem.
      3.       Núvens de palavras: resumir de forma simples o que os candidatos têm publicado no Facebook.

Ou seja, basta checar o dashboard pra ter uma visão geral do cenário politico atual.  Numa única página, o usuário entende quem vai ganhar, porque  e quão popular suas idéias são. Ou pelo menos essa era a intenção inicial….

Depois de analisar com algum detalhe os posts dos candidatos e as nuvens de palavras, ficou claro que eles são utilizados primariamente como um outlet de divulgação das campanhas e das agendas dos candidatos. Se o nosso objetivo é mostrar aos nossos usuários um resumo informativo das plataformas de governo e de discussões relacionadas, teremos que utilizar outras fonte de informação.


Nos próximos dias vamos explorar os comentarios dos posts do facebook, as mensagens postadas no twitter e reportagens sobre as plataformas de governo de cada candidato. Dessa forma esperamos ter uma visão mais pautada nas propostas dos candidatos, mais de acordo com nosso plano original. 

No comments:

Post a Comment